Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp
 

IFPI de Campo Maior sedia encontro sobre legado da Batalha do Jenipapo

A reunião acontece a partir das 14h30 e contará com palestrantes da USP, Fiocruz e IFPI

Foto: Reprodução

 Foto: Reprodução

O IFPI de Campo Maior sedia nesta quarta-feira (15) Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro que tem como tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí” teve início nessa segunda-feira (13) no campus da UFPI, em Teresina, e se encerrará em Campo Maior. 

Será debatido no último dia evento os duzentos anos da Batalha do Jenipapo e qual o legado para os próximos duzentos anos do Brasil. A reunião acontece a partir das 14:30 e contará com palestrantes da USP, Fiocruz e IFPI. 

Em Teresina, estão sendo debatidos temas caros ao Estado, dentre eles, arqueologia, energias renováveis, meio ambiente, eixos de economia sustentáveis, superação da pobreza, além dos temas recorrentes da SBPC, como políticas de educação, ciência, tecnologia e inovação para a reconstrução da nação brasileira. 

“Essa Reunião Regional ainda é uma repercussão das comemorações do Bicentenário da Independência, porque para muitas pessoas a ‘Independência’ foi simplesmente o ‘Grito do Ipiranga’, e não é. A consolidação dessa emancipação foi sendo construída, inclusive depois desse episódio com várias batalhas memoráveis em diferentes lugares, dentre elas, a Batalha do Jenipapo e da Bahia, comemorada em 2 de julho”, comenta Cláudia Linhares, secretária-geral da SBPC. 
 

Mais de Geral