Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp
 

Imagem original de Santo Antônio retorna a Campo Maior após restauração

Os Festejos de Santo Antônio 2023 terão como tema como tema ‘Santo Antonio Aparecido, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo’

 

A imagem original de Santo Antônio Aparecido, que possui mais de trezentos anos, retornou a Campo Maior e foi apresentada em público na solenidade de lançamento dos Festejos 2023 na noite dessa quinta-feira (4), na Igreja Matriz. O evento contou com a presença de autoridades religiosas e políticas do município.

A escultura do padroeiro da cidade estava no atelier do frei capuchinho da Província de São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí, José Nilto, em Fortaleza-CE, onde passou pelo processo de restauração. A preciosidade possui 3 kg e aproximadamente 45 cm.

A chegada da imagem a Campo Maior se deu no XVIII vinda de Portugal. Três versões disputam como a peça veio parar no local que deu origem a cidade. Uma delas é que a imagem apareceu misteriosamente sobre um tronco de carnaúba, no local onde hoje está a catedral. Segundo a lenda, a imagem era levada para a casa de um vaqueiro e voltava, de forma sobrenatural, para o local do aparecimento. O ‘fato’ teria se repetido por três vezes. Diante disso, em Campo Maior, Santo Antônio é chamado de ‘Aparecido’.

A hipótese mais aceita, no entanto, assegura que a imagem foi trazida por devotos portugueses, provavelmente, quando da fundação da cidade, em 1762. Outros relatos afirmam que ela foi deixada por frades que se deslocavam do Maranhão para o Ceará, realizando missões pelo interior do Piauí.

LANÇAMENTO

Os Festejos de Santo Antônio 2023 terão como tema como tema ‘Santo Antonio Aparecido, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo’, e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32). O bispo diocesano Dom Francisco de Assis disse que o evento deve ser utilizado para o crescimento na fé e na comunhão espiritual com Deus.

Já o prefeito Joãozinho Félix comentou sobre a movimentação econômica que o evento promove na cidade. “É um período muito abençoado para a nossa cidade porque faz aumentar as vendas no comércio de um modo geral e permite o desenvolvimento do setor turístico, hoteleiro e gastronômico. Os nossos festejos possibilitam rendimento para centenas de famílias”, disse. O presidente da Câmara Municipal, vereador Sena Rosa, lembrou que os festejos de Campo Maior são considerados um dos maiores eventos religiosos do Nordeste.

Mais de Geral