Sesapi investiga suspeita de Sarampo em São Miguel do Tapuio
A última confirmação de casos da doença no Piauí aconteceu em 2019, quanto três pessoas testaram positivo
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investiga dois casos suspeitos de Sarampo no município de São Miguel do Tapuio. Os sintomas foram apresentados por um adulto e uma criança de apenas dois anos de idade. A última confirmação de casos da doença no Piauí aconteceu em 2019, quanto três pessoas testaram positivo.
A criança deu entrada em uma unidade de saúde local com tosse, coriza e lesões na pele, que são sintomas do Sarampo, no dia 1º de abril. Ela chegou do estado de São Paulo há dois meses e estava vacinada contra a doença. A Sesapi informou que a criança está em isolamento domiciliar.
“O exame foi processado com resultado Igm (+) para dengue e inconclusivo para rubéola, dificultando o encerramento do caso. Nesta situação é recomendado pelo Ministério da Saúde o envio da amostra para a Fiocruz/Rio ou ao laboratório de referência do estado do Piauí, para investigação de possível infecção cruzada”, disse a Sesapi.
O município de São Miguel do Tapuio foi orientado realizar o bloqueio vacinal, que é a vacinação de toda a população nas proximidades onde os casos suspeitos foram levantados, já que a doença é altamente contagiosa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.