Piauí vai aguardar mais 15 dias para decidir sobre desobrigação da máscara
Na última terça-feira (15/03), o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) decidiu por manter o uso de máscaras
O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou que o Estado vai aguardar mais duas semanas para analisar os dados desse período e voltar a analisar a possibilidade da desobrigação do uso da máscara de proteção contra a Covid-19. O gestor lembrou o surgimento da variante Deltacron para justificar a prudência na decisão. Em Teresina, a máscara já não é obrigatória em ambientes abertos.
“Este é um momento de prudência. Vivemos em um mundo globalizado e hoje já vemos casos de novas variantes (Deltacron) crescendo na Europa e já com dois casos no Brasil. Então, nosso Comitê Estadual decidiu deixar para daqui a 15 dias uma nova decisão sobre a retirada ou não do uso de máscara, decisão também proferida pelo Comitê do Nordeste”, destaca.
Na última terça-feira (15/03), o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) decidiu por manter o uso de máscaras, em todos os ambientes do Estado. O Comitê Científico do Nordeste também determinou que ainda é cedo para flexibilizar medidas.
Em documento, o Comitê Científico do Nordeste alerta que a pandemia não terminou e recomenda cautela na flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19, além da necessidade de campanhas de vacinação. Ao falar especificamente sobre o Piauí, a nota do Comitê diz que “mesmo considerando o declínio da pandemia no Estado, recomenda-se a manutenção das medidas de segurança sanitária, principalmente a manutenção do uso de máscaras”.
Florentino Neto lembra ainda que os números de casos e mortes pela Covid-19 estão em queda acentuada no Piauí, com redução de mais de 70% nas últimas duas semanas. Porém é preciso manter a vacinação em dia, com todas as doses necessárias e seguir as medidas determinadas pelos cientistas, para só assim entrar em uma nova fase.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.