Batalha do Jenipapo é destaque no Fantástico; VÍDEO
No Monumento aos Heróis do Jenipapo, a repórter Mônica Sanches apresentou os números de mortos e a importância do reconhecimento dos combatentes.
A Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, ganhou destaque na noite deste domingo (28/08) no programa Fantástico, da rede Globo. O principal confronto pelas causas da Independência apareceu no terceiro episódio de uma série de reportagens em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil produzido pela emissora.
A Batalha do Jenipapo foi incluída na reportagem para exemplificar como a o processo de Independência foi repleto de heróis anônimos e que foram sepultados sem identificação. No Monumento aos Heróis do Jenipapo, a repórter Mônica Sanches apresentou os números de mortos e a importância do reconhecimento dos combatentes.
“A maioria dos combatentes das forças brasileiras morreu sem receber homenagens. Foi enterrado em túmulos sem identificação, como estes no interior do Piauí. São de sertanejos que não sobreviveram à batalha que aconteceu aqui em 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, em Campo Maior”, diz o texto que abre a reportagem.
A marco histórico ganhou cerca de 1:30min no episódio que teve um total de 12 min. Foram destacados ainda lutas pela Independência nos estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão e Pará.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.